Andaimes do Pensamento

Andaimes do Pensamento
Andaimes feitos de bambu

sábado, 27 de outubro de 2012

O Tempo e a Dor (ou Quase 12 Anos)


Para tudo há uma ocasião certa; há tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer…
Eclesiastes 3.1,2

“Só o tempo vai curar essa dor.” Ouvi diversas variações dessa frase desde que minha esposa morreu, a pouco mais de um mês. É uma frase verdadeira, mas apenas em parte. O tempo sozinho não cura. Ele é um ingrediente importante, mas não único. O mero passar do tempo não cura. Os eventos da vida que vêm no correr do tempo impõem a nós o continuar, o agir, o avançar. O tempo associado às amizades, à oração, à reafirmação das certezas bíblicas ajuda na cura. Mas não é uma cura linear. Há dias melhores, dias piores. Podemos encontrar amigos e rir de velhas piadas em um dia, e no outro nos rendermos às lágrimas pela lembrança de um gesto simples da querida esposa que não mais está aqui para repetir tal gesto.

Sinto-me premido entre dois tempos: (1) Há um pouco mais de um mês minha esposa faleceu; (2) hoje (dia 15/07) faríamos 12 anos de casados.

O sábio escritor de Eclesiastes disse que há tempo para tudo. O meu tempo com Keila foi quase 12 anos. Alegrias e tristezas, derrotas e vitórias, decisões erradas e acertadas. Mas todo o tempo foi regado de muito amor e amizade, de compromisso renovado e companheirismo. Em mim fica a sensação de que esse tempo passou muito rápido e que foi interrompido cedo demais.

O tempo cura a dor, mas agora é o tempo da dor. Mas o tempo da dor é também o tempo da gratidão. Sou grato pelo privilégio de desposar uma mulher sábia. De ter sido tantas vezes socorrido por sua sabedoria, corrigido por sua justiça, fortalecido por sua firmeza, me alegrado por seu sorriso. Sou grato por esta mulher tão especial ter desposado um jovem tão arrogante, que tanto teve de aprender ao seu lado. O tempo ao seu lado foi um tempo para experimentar a graça de Cristo de uma maneira única.

Não sei quanto tempo demorará esta mistura confusa de dor e gratidão. Espero que este seja também um tempo de cura, de fortalecimento e de orientação do alto sobre o que devo fazer daqui pra diante. Obrigado, Senhor, por esses quase 12 anos!

Publicado no boletim da Igreja Presbiteriana "Tanque de Betesda" em 15/07/2012

2 comentários:

  1. Olá conheci seu blog através de uma amiga e irmã.
    Suas postagens são interessantes e esclarecedoras, e de um modo geral irá produzir frutos.
    Continue nesta missão, pois a recompensa é grande!

    A propósito se ainda não estiver seguindo o meu blog, deixo aqui o convite:
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    ─╔╗╦╔╗╔╗──╦╗╔═──╗╔╔╗╦╔╦╗╔╗─
    ─╚╗║║╦║║──║║╠═──║║║║║─║─╠╣─
    ─╚╝╩╚╝╚╝──╩╝╚═──╚╝╚╝╚═╚─╝╩─

    Que Deus te abençoe e te guarde!

    P.S. Recomendo o blog do irmão J.C. de Araújo, mensagens atuais e polêmicas...
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lucy!

    Desculpe a demora em responder à sua postagem. Fiquei um bom tempo afastado desse blog, mas pretendo retomar as postagens.

    Vou seguir seu blog. E obrigado pela indicação.

    Abraços, Deus abençoe!

    Ricardo

    ResponderExcluir