Andaimes do Pensamento

Andaimes do Pensamento
Andaimes feitos de bambu

sábado, 20 de agosto de 2011

Dê Preferência ao que Permanece


Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor…

1 Coríntios 13.13

Existe um problema que tem encafifado a mente de grandes pensadores desde muitos séculos. Trata-se do problema da mudança e da permanência. As coisas que observamos ao nosso redor estão em constante mudança e ainda assim algo se mantém durante a mudança. Por exemplo, uma semente é lançada na terra. Ali ela se altera totalmente, em um processo no qual se transforma em árvore. Mas essa árvore gera outras sementes, semelhantes àquela que produziu a árvore. E o processo recomeça. Algo da árvore permanece na semente, embora as duas sejam aos nossos olhos coisas muito diferentes.

Os antigos pensadores tendiam a ver nessa coisa que permanece a essência da coisa. Eles tinham opiniões muito diferentes sobre o que seria essa essência, mas concordavam que algo tinha de manter-se inalterado durante todo o processo de transformações, para garantir que a mudança não caísse em um caos absoluto. Uma semente de abacate não poderia mudar tanto no processo que viesse a se tornar uma jaboticabeira.

Na nossa vida espiritual algo semelhante pode ser observado. Estamos sujeitos a muitas mudanças. Para que aja crescimento espiritual é preciso que algo se altere em nós. Crescer implica em mudar. Mas esse crescimento não acontece de forma desordenada, pois se assim fosse poderíamos nos tornar monstros e não os filhos de Deus à imagem de Cristo, como é o desejo do Pai celestial.

Quais são os elementos essenciais que garantem nosso crescimento espiritual saudável? O apóstolo Paulo alista três elementos que devem permanecer na vida cristã em todas as suas fases de desenvolvimento: a fé, a esperança e o amor.

A fé é a entrega que fazemos a Deus de nossas vidas, mediante a aceitação da obra sacrificial de Cristo na cruz e sua ressurreição. Essa aceitação só acontece pela eficaz persuasão do Espírito Santo, que vence a resistência do nosso pecado. Esta fé tem como sólido conteúdo a revelação do próprio Deus, entesourada de modo especial e insubstituível nas Escrituras.

A esperança é a expectativa de que Deus banirá deste mundo de forma definitiva o mal, na volta de Cristo como Rei e Juiz poderoso, governando-nos com bondade eterna.

O amor é o vigor que permite um relacionamento vital com Deus, por meio do amor do seu Filho e na santificação do Espírito, que nos dá a graça de partilhá-lo com os outros. Só no amor podemos viver o projeto de Deus em Cristo, o Amado Eterno!

Assim o nosso maior desafio durante as transformações que nos afetam é mantermo-nos focados no essencial: fé, esperança e amor. Deles grandes frutos serão eternamente gerados em nós, para a glória do Todo-poderoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário